Publicidade / Advertising

quinta-feira, 12 de abril de 2012

ILHAS MALVINAS OU FALKLAND ISLANDS? A VERDADE HISTÓRICA!


ILHAS MALVINAS OU FALKLAND ISLANDS?  COM QUEM ESTÁ A VERDADE HISTÓRICA?


OS FATOS HISTÓRICOS

A Argentina iniciou seu processo de independência da Espanha em 25 de maio de 1810, culminando em 1816. Portanto ainda não era considerada uma nação livre, ou um país, quando os ingleses já tinham a posse das Ilhas Malvinas. Até então uma simples colônia de Espanha, a Argentina a essa época sequer tinha vínculo de qualquer natureza com o arquipélago.
Em 1690, já havia a Inglaterra desembarcado gente para colonizar as Ilhas. Em 1764, também o francês Louis Antoine de Bougainville fundou ali uma base, em nome da França, e denominou o local de "Îles Malouines", traduzido para Ilhas Malvinas.
Porém, a Inglaterra não aceitou soberania da França sobre as ilhas, e também ali fundou a sua base um ano depois, ou seja, em 1765. A Espanha só entra na história um ano depois, já em 1766, isso porque a França lhe vendeu a sua base, para não entrar em conflito com a Inglaterra, e retirou-se da disputa.
Como se observa, o imbróglio antecede a Argentina emancipar-se país soberano e passar a ter o direito a reivindicar qualquer coisa. Todavia, como a Espanha tinha a presunção do direito, mesmo que em face de ter comprado a base francesa em 1766, a Argentina se achou na presunção de herança do espólio territorial da Espanha-Antártica, ou seja, as Ilhas Malvinas.
Vamos recordar o passado histórico, para entender melhor se a Argentina tem ou não o direito reclamado sobre as Malvinas, todavia esclarecendo bem: 
O DIREITO HISTÓRICO (e não o direito pela extensão territorial). - Vejamos:

1) Inglaterra - 1592: John Davis, capitão do Desire, realiza uma suposta observação das ilhas;

2)Inglaterra 1690: John Strong realiza o primeiro desembarque nas ilhas batizando-as de Falkland, em homenagem ao sobrenome do patrocinador de sua expedição.

3) França - 1764: Louis Antoine de Bougainville fundou uma base naval em Port Louis (Malvinas Oriental). O francês chamou-a de Îles Malouines.

4) Inglaterra 1765: John Byron (britânico) estabeleceu uma base em Egmont (Malvina Ocidental), desafiando a presença francesa na ilha.

5) Espanha - 1766: a Espanha comprou a base da França, e ato contínuo, declarou guerra à presença britânica nas ilhas. No ano seguinte cessaram as hostilidades e ficou decidido que a parte oriental ficaria com a Espanha e a parte ocidental ficaria com a Inglaterra.

6) Abandono em 1811: durante as lutas de independência na América do Sul, os espanhóis partem e abandonam as ilhas, "que ficam totalmente abandonadas durante quase uma década".

7) Argentina - 1820: a Argentina contrata um mercenário (pirata) dos EUA e o envia para reocupar as ilhas em nome do novo governo independente. Mas a ocupação das ilhas, na prática, só começou em 1827, quando a Argentina enviou colonos. A anteriormente francesa Port Louis é rebatizada como Puerto Soledad.

8) Argentina - 1829: a Argentina nomeia e envia Luis María Vernet para governar e colonizar a Ilha.

9) Argentina - 1831: o governador Luis MariaVernet apreendeu três baleeiros norte-americanos, e os Americanos responderam com um ataque comandado pelo Capitão Silas Duncan que destruiu as instalações de Puerto Soledad, na qual foram feitos prisioneiros. Posteriormente os prisioneiros foram entregues ao governo central da Argentina.

10) Inglaterra - 1833: em 2 de janeiro envia a fragata HMS Clio, comandada pelo capitão John James Onslow, que informou ao governo Argentino que o Império Britânico estava retomando a posse das ilhas. Em vista disso, nas Ilhas "Falkland" (ou Malvinas) o Capitão José Maria Pinedo, considerou que não teria forças para um confronto, resolveu embarcar seus homens e voltar para a Argentina.

A partir daí, o Reino Unido coloniza as ilhas com escoceses, galeses e irlandeses. Puerto Soledad transforma-se em “Port Stanley”. Todavia, apesar da retomada da posse pelo Império Britânico, a Argentina manteve e continua mantendo a reivindicação de direitos sobre as ilhas.

COMEÇO DOS INCIDENTES

Em 1966 um grupo de insanos nacionalistas argentinos seqüestrou um DC-4 e pousou nas Malvinas declarando a reconquista das ilhas. O grupo foi imediatamente rendido e desarmado pelas autoridades britânicas. Em 1982 Argentina resolve invadir as Malvinas, entrando em conflito armado com a Inglaterra. O conflito ficou conhecido como a Guerra das Malvinas. A Argentina foi derrotada no conflito que apenas gerou perda de vidas humanas e a Inglaterra recuperou e continuou com a posse, que mantém até hoje.
Portanto, HISTÓRICAMENTE, desde 1592, a Inglaterra detém integral legitimidade sobre a posse das ilhas diante da reclamante nação Argentina que se tornou independente e adquiriu soberania apenas a partir de 1816. 

ESSA É A HISTÓRIA CRONOLÓGICA!
Existem geólogos que afirmam serem as Ilhas Malvinas, extensão do território continental da Argentina; argumentação utilizada pelo país vizinho para persistir a reivindicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário