Publicidade / Advertising

sábado, 14 de abril de 2012

DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ



14 de Abril
Dia Internacional do Café

Dia 14 de abril, é celebrado mundialmente um dos produtos líquidos mais consumidos em toda a história da humanidade: o café. Por sua grande importância, ganhou um dia a si dedicado e denominado “Dia Internacional do Café”.
Sua origem é contada em algumas versões, como a história das cabras pastando nas montanhas, comendo os grãos de café. Ou ainda sobre o fanático religioso expulso da cidade de Moca, que se refugiou nas montanhas da Arábia, quando experimentou os grãos, achou-os amargos e tentou tostar para melhorar o sabor, até chegar a experimentar derreter os grãos tostados em água. Tudo isso remonta ao século XIII.
A versão mais aceita e divulgada pelos historiadores é que o uso da bebida teve origem em Kaffa, na Abissínia, hoje Etiópia, quando um pastor chamado Kaldi observou que as suas cabras ficavam mais espertas e saltitantes ao comer as folhas e os frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e se sentiu mais alegre e com maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar a infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.
O homem levou o grão para o mosteiro mais próximo e os monges consideraram a planta “coisa do demônio”, então Kaldi decidiu pôr fogo no arbusto. O aroma exalado pelos frutos torrados nas chamas atraiu todos os monges para descobrir o que estava a causar aquele maravilhoso perfume, e os grãos de café foram retirados das cinzas.
Ato contínuo, os monges mudaram de idéia e sugeriram que os grãos fossem esmagados na água para ver que tipo de bebida daria, e logo descobriram que a bebida os mantinha acordados durante as rezas e períodos de meditação. A notícia do grão “milagroso” foi passando de mosteiro a mosteiro e assim o café tornou-se conhecido em várias nações. Hoje, seu uso se estendeu a todo o mundo e faz parte do cotidiano de muitas pessoas.
É usado em bebidas quentes, frias, doces e salgados. O café é utilizado na gastronomia mundial e é visto por muitos não apenas como uma bebida.
Pesquisas realizadas no Brasil, Estados Unidos, Europa e Japão revelam que o café pode fazer muito bem à saúde e que seu consumo moderado (de 3 a 4 xícaras ao longo do dia) contribui na prevenção de várias doenças, como diabetes do adulto, câncer de cólon, de fígado e de mama, e doença de Parkinson entre outras.
O café possui de 1% a 2,5 % de cafeína, que é o componente mais conhecido por seus efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso central, e geralmente é associada a uma melhora no estado de alerta, na capacidade de aprendizado e resistência ao esforço físico. Além da cafeína, o café contém uma grande variedade de macro e micro nutrientes que contribuem a nossa dieta e bem-estar. São eles: ácidos clorogênicos – responsáveis por grande parte da atividade antioxidante da bebida e ainda com potencial atividade antibacteriana, antiviral e anti-hipertensiva – e a niacina, que é uma vitamina do Complexo B, formada pela degradação de um composto naturalmente presente no grão.
Em nosso país, foi um importante elemento no crescimento e desenvolvimento de nossa economia, durante o "Ciclo do Café". O Brasil é o maior produtor e o segundo consumidor  mundial da bebida seguido pelo Vietnã e Colômbia, e o dia 24 de maio é comemorado o “Dia Nacional do Café”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário