Publicidade / Advertising

domingo, 4 de março de 2012

HADDAD, CHALITA e a IGNORÂNCIA


Reprodução do Texto de Gilberto Dimenstein no Folha.com
04/03/2012 - 08h53

Haddad, Chalita e a ignorância

Um exemplo da devastadora falta de educação do brasileiro está num detalhe da pesquisa Datafolha sobre a eleição municipal: Fernando Haddad e Gabriel Chalita, apesar de terem muito destaque na mídia na área da educação, são desconhecidos. Impossível maior prova de ignorância.
Haddad é desconhecido de 59% dos eleitores; Chalita, de 48%. Note-se que estamos falando da cidade de São Paulo, a mais rica do Brasil. No caso de Haddad, ele está no noticiário (e em péssimas manchetes, como a crise da Enem) por muito tempo.
Vemos como o brasileiro não acompanha o que ocorre no país, distante do mundo oficial. Muito menos acompanha processos, atenta-se a fatos episódicos.
E, com consequência, não acompanha o que se passa pela educação que, na minha visão, deveria ser a prioridade das prioridades para um país mais justo e democrático.
Isso faz com que a opinião pública pressione menos por educação de qualidade.
Um bom exemplo disso acaba de ocorrer: o governo Alckmin contratou professores que foram reprovados num teste de mérito. Algum escândalo? Algum sinal de indignação popular?
Tentem colocar um jogador ruim na seleção brasileira para ver o que ocorre com o técnico.
Gilberto Dimenstein
Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Em colaboração com o Media Lab, do MIT, desenvolve em São Paulo um laboratório de comunicação comunitária. É morador da Vila Madalena.

Um comentário:

  1. Como escreveu Dimenstein; tentem colocar um jogador ruim na seleção brasileira para ver o que ocorre com técnico, más, professores reprovados em testes de mérito foram contratados pelo governo do estado e ninguém se manifestou, ninguém foi às ruas!
    Deixe a mídia noticiar e transformar em comoção pública algum caso no gênero "Nardoni ou Eloá"; ai vocês verão a massa de manobra nas ruas e porta de Fórum aos brados pedindo e exigindo "justiça".
    Apesar de o senhor "J. Serra Quadros", ser conhecido também pelas péssimas notícias da "Privataria Tucana" e outras manchetes por sua postura deselegante e estílo JQ de não respeitar colegas e eleitores, dissimulado e etc.
    Não conhecem Haddad e Chalita, afinal o primeiro foi ministro e o segundo secretário (ambos da EDUCAÇÃO), porém, conhecem a todos os componentes do BBB. Enfim, nada justifica!

    ResponderExcluir