Publicidade / Advertising

domingo, 5 de janeiro de 2014

Natal e a transformação de seu verdadeiro significado

Por Jânio Pires

 Transformado e embrutecido pelo consumismo, o significado da data comemorativa ‘Natal’, perdeu o verdadeiro sentido, o conteúdo da reflexão, da fraternidade e do amor.
 "Jesus" - o ator principal, foi substituído pela figura de ‘Papai Noel’ - personagem neoliberal, que autoritariamente, travestido de 'bom velhinho', passou a substituí-lo, por força da economia capitalista em toda sua plenitude, pelo culto ao dinheiro, ao superficial e ao supérfluo.   Não há mais lugar para uma simples lembrança, venceu o presente caro, o sofisticado - o lucro extorsivo da classe dominante!
 Independente de qualquer crença ou religião, o Natal cristão comemora o nascimento de Jesus Cristo, uma figura histórica e religiosa que pregou a Paz e o Amor, presentes também, por exemplo, na mensagem dos hippies, dos anos 1960. A data também remete à tolerância, à aceitação do outro e a reconciliação com ele, o nascimento de uma nova Era, de uma nova vida, partindo do princípio de que somos todos iguais. A igualdade, presente também, por exemplo, no iluminista Rousseau e na Revolução Francesa do século XVIII.

A história do consumismo
Por Bruno Ferreira

 O consumo é o ato de usufruir de bens matérias para que o homem possa satisfazer suas necessidades e até o seus luxos utilizando para isto meios e técnicas para buscar na natureza matérias primas, o dicionário diz “1 - Ato ou efeito de consumir; consumação, gasto. 2 - Compra e venda de mercadorias.” Ao longo da historia esse processo de buscar matérias primas da natureza transformar essas em mercadorias foram aperfeiçoando até chegar aos dias de hoje onde cada vez mais novas tecnologias fazem aumentar o consumo de uma determinada mercadoria gerando com isso o aumento em grande escala deste produto fazendo que tonar-se o consumo em consumismo, comprando produtos de formar exagerada. Tudo isto se tornou possível com o surgimento e o aumento do capitalismo onde simples mercadorias tornaram-se meio para o enriquecimento de poucos e a difusão de uma mesma mercadoria para todos vendo que o aperfeiçoamento de tecnologias fazia com que as pessoas comprem o mesmo produto varias vezes por este ultimo ser o mais moderno e também por este estar fortemente estimulado pelo marketing e pelo avanço do capitalismo. Vemos este processo acontecer com a mudança do capitalismo passando de mercantilismo para capitalismo industrial, aonde o aumento dessas mercadorias tomou formas e contornos gigantescos influenciando o mundo e as pessoas que as compram. Com o avanço das tecnologias e novas matérias primas essas matérias e tecnologias tentem a aumentar utilizando que as sociedades do mundo todo faça parte desta crença que o comprar é necessário para o aumento da qualidade de vida e do status social, de fato é que muitos equipamentos foram de extrema utilidade para a vida humana e para o aumento da qualidade de vida como o também para o avanço econômico. Porém com tamanho avanço econômico gerou mazelas na área social gerando milhões de miseráveis e pobres pelo mundo, com isso a mercadoria que ao mesmo tempo aumentou gerou desigualdades e crises sociais criando ao longo da historia humana uma divergência entre modelos econômicos, esses são o conhecido capitalismo e o recém-pregado pelo pensador alemão Karl Marx.

Conclusão
Portanto observando toda a história vemos o crescente consumo de bens e facilidade que esses geram para a vida humana a mercadoria meche com a psicologia e meio social das pessoas e também com toda a economia de um país, consumir e fazer a roda da economia girar, entretanto ao longo dos anos a escassez de matérias primas fez economistas e lideres mundiais pensar sobre a falta desses produtos na vida humana gerando assim problemas sociais e ambientais agora o homem busca uma solução para isto tudo. 

Fonte:
http://historiabruno.blogspot.com/2013/07/a-historia-do-consumismo.html#ixzz2p11sCnRr


Definição

O consumismo é o ato de consumir (comprar) produtos de forma exagerada. As pessoas consumistas adquirem produtos (roupas, produtos eletrônicos, jóias, carros, imóveis) sem ter a necessidade destes. O consumismo é típico das sociedades capitalistas e é estimulado pelas campanhas publicitárias veiculadas, principalmente na TV e meios de comunicação (revistas, jornais, rádios). Em alguns casos o consumismo pode se tornar uma doença (espécie de vício). Neste caso, a pessoa consumista só consegue obter prazer na vida ao comprar coisas. Em situações como esta, é necessário um tratamento médico com um profissional terapeuta ou psicólogo. Por outro lado existe também o consumo consciente, que é aquele em que as pessoas compram produtos que estão precisando verdadeiramente. Pesquisam os melhores preços e buscam produtos que não prejudicam a natureza. Você sabia? O consumismo tem se tornado um grande inimigo do Meio Ambiente. O lixo e outros resíduos gerados pelas embalagens e produtos descartados têm causado grandes problemas ambientais, principalmente nos grandes centros urbanos. 

Fonte:
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/consumismo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário