Publicidade / Advertising

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Tucuruvi, 109 anos

Tucuruvi aos 109 anos, passa por grande transformação

Região com histórias e progresso

A origem do nome
Um trabalho realizado pelo Professor Pedro Antônio Wolf, em 1928, indicava que o vocábulo Tucuruvi tem origem na língua tupi-guarani e significa gafanhoto verde; e na Região localizavam-se fazendas compostas por pastos de criação de gado que provavelmente serviram de habitat para esse tipo de inseto. Existem, entretanto, outras versões, mas esta é a mais aceita entre pesquisadores.

História
Na ocasião de sua fundação, predominava apenas a verde paisagem dos sítios e fazendas. O primeiro núcleo do povoamento data de 24 de outubro de 1903, quando o inglês Willian Harding adquiriu uma fazenda denominada Itaguaravi (atual Parada Inglesa). Nove anos após a transação, em 1912, fundou a Villa Harding, na qual construiu sua imponente moradia, que também lhe servia de escritório, e passou a chamá-la de Palacete Anglo-Parque. Ficava no topo de uma colina na antiga Avenida Pires do Rio e, dada a altitude, proporcionava aos visitantes um lindo panorama da Capital.
Do núcleo inicial, sobrou apenas esse palacete de 7 mil metros quadrados, que foi demolido no final da década de 1970. Em 1985, em seu lugar foi construída uma praça denominada Arquiteto Flávio Império, com curto período de existência. No seu lugar, acabou sendo erguido o prédio que abriga hoje a sede da Subprefeitura Santana/Tucuruvi.

O Trem da Cantareira
O Tramway da Cantareira foi construído inicialmente para o transporte de materiais que serviam para a canalização dos mananciais e construção de um reservatório de água potável para o abastecimento da cidade de São Paulo, no alto da Serra da Cantareira. Em 29 de dezembro de 1908, o Governo autorizou a construção de um ramal que partia da Estação Areal, sentido à direita do ramal Cantareira, até o local chamado Guapira - que após 1930 passou a ser denominado Jaçanã. O trecho entre as estações Areal e Guapira, inicialmente era direto de uma estação à outra. Em 1913, foi aberta a primeira estação intermediária - batizada de Tucuruvi - e outras passaram a ser abertas em toda extensão do ramal até atingirem Guarulhos, com a inauguração da Estação homônima em fevereiro de 1915. O Tramway da Cantareira contava com 35 quilômetros de extensão, tendo seu ponto inicial na Estação Tamanduateí, na Rua João Teodoro. Após um quilômetro de seu início, ramificava-se em dois ramais: um à esquerda, com término na Estação Cantareira, e outro à direita, com destino a Guarulhos. Em 1965, o "Trenzinho da Cantareira" apitou pela última vez, pois o trajeto da estrada de ferro foi extinto e o transporte de passageiros substituído por ônibus.

A Sede do Distrito
A primeira sede do então chamado Distrito de Paz do Tucuruvi foi instalada no distrito da Cantareira e possuía a área de 89 quilômetros quadrados. Quando a Cantareira foi desmembrada do já existente distrito de Santana, pela Lei 2.104 de 29 de dezembro de 1925, a sede foi transferida para o bairro Tremembé.

A nova localização gerou descontentamento por parte de alguns líderes políticos locais, em virtude do, à época, afastado e quase incógnito bairro Tremembé. Com isso, os senhores João Gualberto de Almeida Pires, Manuel Gomes, Manoel Tomé Novaes e o Capitão Ary Gomes empreenderam e levaram a cabo a transferência da sede do Distrito, e comela veio a mudança de denominação para subdistrito de Tucuruvi, firmada pelo Decreto no 6.618 de 21 de agosto de 1934. Nesta data, Tucuruvi passou, por direito, a ser um distrito da Região Norte de São Paulo, e em prédio próprio situado na Avenida Tucuruvi, 47-A foi instalado o Juizado de Paz, Registro Civil e Tabelionato.

Curiosidades
No dia 04 de maio de 1918, era celebrada a primeira missa, ainda em instalações precárias, no Bairro. Em 06 de outubro desse ano, foi lançada a pedra fundamental da igreja do Menino Jesus do Tucuruvi, que ainda hoje é um dos símbolos da localidade. Ainda naquele ano, foi fundada a Escola Noturna da Associação Beneficente do Tucuruvi. Já a primeira escola pública foi fundada em 24 de fevereiro de 1922 - Escola Reunidas do Tucuruvi. Em fevereiro de 1925, foi criado o Grupo Escolar do Tucuruvi, na Rua Ausônia, com 12 classes. Em 29 de setembro de 1938, foi inaugurado o Grupo Escolar Silva Jardim.

O primeiro cinema surgiu em 14 de novembro de 1925, com o nome de Cine Teatro Rio Branco, na Avenida Pires do Rio, atual Avenida Tucuruvi. O Cine Tucuruvi foi inaugurado em 22 de fevereiro de 1941. O próximo cinema a se instalar no Bairro foi o Cine Valparaizo, que por muito tempo foi considerado a maior sala de projeções cinematográficas da América Latina.
Na década de 1940, o clube mais famoso no Bairro foi o Atlético Tucuruvi.
O primeiro casamento no Distrito aconteceu em 01 de setembro de 1934, e foi celebrado pelo Juiz de Paz, Senhor Manuel Pereira Gomes.

O primeiro núcleo escoteiro do Tucuruvi autorizado pela Associação de Escoteiros do Brasil foi criado em 07 de setembro de 1918, e o primeiro jornal chamava-se O Progresso - fundado em 06 de maio de 1923. A Gazeta do Tucuruvi surgiu alguns anos mais tarde, em 25 de maio de 1926.

Metrô 
Desde 29 de abril de 1998, o Tucuruvi conta com a Estação terminal homônima, pertencente à Linha Azul do Metrô. Localiza-se na Avenida Doutor Antonio Maria Laet, 100 e possui 8.630 metros quadrados de área construída. Sua estrutura é toda em concreto aparente e possui vários bloqueios eletrônicos e acesso para pessoas portadoras de deficiência. Diariamente, chega a receber cerca de 30 mil passageiros no horário de pico. A Estação Parada Inglesa, vale ressaltar, também faz parte do distrito do Tucuruvi.

Comércio, completa infraestrutura e excelente opção para morar

O Tucuruvi ganhou destaque na Zona Norte, não apenas por sua bela história, mas também em decorrência do importante polo comercial e de serviços, repleto de estabelecimentos dos mais variados setores que atendem à demanda local e de bairros vizinhos.
Ao longo da Av. Tucuruvi, a principal via, e seus arredores é possível encontrar um grande mix de lojas e serviços, amparado por amplo transporte público, com linhas de ônibus que interligam o Bairro a diferentes locais da Cidade. Tal facilidade beneficia quem visita a Região ou é morador, pois não há necessidade de se deslocar até o Centro de São Paulo, por exemplo, para encontrar lojas e empresas de qualidade e facilidade de pagamento.
O pujante comércio da Região apresenta produtos que vão desde utilidades domésticas, decoração, sapatos, bijuterias, relógios, bonés, bolsas, videogames, aparelhos eletroeletrônicos, perfumes, artigos para festas até instrumentos musicais, além de um hipermercado que concentra muitos desses itens.
Liderando a expansão e o desenvolvimento comercial da Zona Norte, o Bairro já está se preparando para o Natal, com inúmeras opções de produtos para as Festas e promoções exclusivas para este fim de ano. Já vêm sendo bastante procurados: brinquedos de todos os tipos, câmeras fotográficas, celulares, smartphones, tablets, MP4/5, netbooks e PCs.

Expansão imobiliária 
A procura pelo comércio do Tucuruvi, aliada à infraestrutura de transportes e serviços, e a fase positiva que o mercado imobiliário atravessa fazem da Região um local ideal para a construção de empreendimentos de alto padrão. Com isso, a valorização dos imóveis acontece em larga escala, fato comprovado pelas imobiliárias instaladas no Bairro que oferecem sempre o melhor negócio, tanto em empreendimentos comerciais quanto residenciais.
A excepcional resposta ao crescimento do Bairro é a instalação do Shopping Metrô Tucuruvi, que irá trazer mais 250 lojas, muitas delas com marcas consagradas, e ainda redes de fast foods e restaurantes, e alternativas de lazer. Este empreendimento tem uma localização estratégica, com integração ao Metrô Tucuruvi, ponto com intensa circulação de pessoas de diversas regiões, além do terminal de ônibus urbano e intermunicipal.
Outro fator que influencia na escolha do Tucuruvi como moradia é sua proximidade de belezas naturais, como o Horto Florestal e a Serra da Cantareira, sem contar o ar interiorano da localidade. 
Vale a pena passear pelo Tucuruvi e conhecer tudo o que faz dele um dos bairros mais completos de toda a Zona Norte, em comércio, lazer e qualidade de vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário