Publicidade / Advertising

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Palacete Anglo-Parque (Casa do Inglês William Harding)

Palacete Anglo-Parque (Foto do acervo de Jânio Pires)


Quem foi William Harding

William Harding nasceu aos 27 de agosto de 1856 no Condado de Somerser, Inglaterra e chegou ao Brasil com trinta e três anos de idade em 1889. Em 1892 o Governo do Estado de São Paulo encampou a Companhia Cantareira e Esgotos (fundada em 1877), que planejava construir um reservatório no alto da serra da Cantareira a 900 metros de altitude para ampliar o abastecimento de água da Imperial cidade de São Paulo, porém, constatou-se a existência de um problema; seria necessário primeiro construir caminhos ou estradas no meio da mata, e como ainda não existiam caminhões, o material e as pesadas tubulações de ferro teriam de subir a serra arrastadas por juntas de bois. Diante dessa necessidade, logo após a assunção pelo Governo, imediatamente deu-se início aos estudos de viabilidade para a construção de um Tramway de serviço para ligar os mananciais d'água potável da serra ao ponto mais conveniente desta capital. Para construir essa pequena ferrovia havia sido chamado o engenheiro inglês William Whitmann o qual convocou João Maxwell Rudge e William Harding, para ajudá-lo no projeto e construção do Tramway, ocasião em que Harding conheceu e teve contato com a região onde viria mais tarde adquirir uma fazenda. 
Em Tucuruvi, o primeiro núcleo de povoamento, data de 24 de outubro de 1903 quando o inglês Willian Harding adquiriu uma fazenda denominada Itaguaravi, atual Parada Inglesa, e nove anos após a transação, em 1912, fundou a Villa Harding, onde construiu sua imponente moradia que também lhe servia de escritório e passou a chamar-se Palacete Anglo-Parque. Era localizado no topo da colina na antiga Avenida Pires do Rio, o que proporcionava aos visitantes um lindo panorama da cidade de São Paulo.
Do núcleo inicial, sobrou apenas o palacete de sete mil m², construído por Harding, que após a sua morte, foi vendido ao empreiteiro de obras que o construiu, o conhecido Senhor João Fidalgo. Passados vários anos, o casarão já desocupado, foi usado como locação para gravação do filme Lucíola de José Alencar, e infelizmente foi demolido da noite para o dia, no final da década de setenta; e após quase sete anos, em seu lugar foi construído uma praça denominada "Arquiteto Flávio Império", que teve curto período de existência e acabou dando lugar ao prédio que abriga hoje a sede da Subprefeitura Santana/Tucuruvi. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário